sobre mim - capítulo 8, Projecto TPM (tempo para mim)
O 7, número de gestão dos ciclos de maturidade, do domingo, do pâncreas, da compreensão, do violeta, do todo. 7 posts sobre os últimos 3 anos. E um novo recomeço se instala. O meu desejo é prosseguir com histórias mais recentes, contando lições, desafios, aprendizagens que cada dia me oferece. Mas... alguns episódios ainda pretendo abordar.
Com duas crianças ao colo e um desejo imenso de estar presente nas suas vidas, a maternidade assumiu o papel principal. O privilégio foi total. Assisti babada, surpresa, incrédula, orgulhosa, satisfeita, radiante, emocionada: aos primeiros passos da R. (a 21 de Outrubro de 2006) e da M. (a 20 de Março de 2008), datas que guardarei de memória para sempre; ouvi as suas primeiras palavras, a papa, a mama, o papá; acompanhei 99% das suas preciosas vidas: as idas ao parque, o comer areia na praia, os mergulhos na piscina, andar de baloiço (um dos desportos favoritos da R.), as cantorias da M., que antes de falar já trauteava, de manhã, tarde, noite, feriados e fins-de-semana. Permiti-me quase nenhum intervalo de tão sedenta e de tão encantada ficava por vislumbrá-las a cada momento.
Chegou o tempo em que esta percentagem precisava de ser revista. As tentativas para distribuir de forma mais equilibrada o tempo entre mim e estes dois Seres maravilhosos que me escolheram como Mãe, foram muitíssimas. Houve um tempo em que já conseguia lavar os dentes, outro em que conquistei o lugar de cuidadora do lar, outro em que voltei a estudar, outro que me assumi centro do Meu Templo.
Projecto TPM
* cuidados pessoais (inclui aquelas coisas como colocar um creme com um perfume maravilhoso suavemente no corpo, cuidar do cabelo, arranjar as sobrancelhas, e You Know);
* exercício físico: caminhar, nadar, yoga;
* tomar o meu "banho" de limpeza e alinhamento energético: meditar, fazer reiki, exercícios de alinhamento da coluna, ossos, centramento, fluidez;
* jantar com os meus amigos;
* dançar;
* ler, ir ao cinema, ver exposições;
* comer o que gosto;
* viajar.
Nos últimos 3 meses as "estrelinhas" TPM (nome que atribuo às conquistas que faço no dia-a-dia e que dão direito a festa) foram muitas.
Conto-vos uma *. O livro que li em Setembro. Conhecem? A minha amiga do campo insistiu e emprestou-mo para ler. Disse-lhe: "Quero ler antes de ver o filme." Agora percebi porquê: adorei o livro, uma companhia de férias alegre, leve, bem disposto, muito descritivo, uma história de vida apaixonante. O filme: "hum", sabem, não foi perda de tempo mas "é mais bolos".
Algumas das minhas frases preferidas:
*Sobre Roma: "Sinto-me inspirada pela auto-confiança régia desta cidade tão sedimentada e perfeita, tão divertida e monumental, sabendo que a História a segura com firmeza na palma da sua mão." adaptado para a auto-referência (linguagem universal que promove o auto-valor individual): sinto-me inspirada pela minha auto-confiança régia, tão sedimentada e perfeita, tão divertida e monumental, sabendo que a minha história me segura com firmeza na palma da minha mão.
* "...a expansão de uma pessoa- a ampliação de uma vida- seja realmente um acto que vale a pena neste mundo, mesmo que por uma vez, essa vida não seja outra senão a minha."
* "eu adoro a causa do Universo...eu adoro aqueles anjos olhos são o sol, a lua e o fogo,... tu és tudo para mim, o Deus dos deuses..., isto é perfeito, aquilo é perfeito, se ao perfeito tirarmos o perfeito, o perfeito subsistirá."
Queres tentar as duas últimas? Envia-me a tua versão.
E assim digo boa noite com somewhere over the rainbow - Israel "IZ" Kamakawiwoʻole. Simplesmente divino.****