sobre mim - capítulo 9, sobre a saúde
Sobre a Saúde
Nada acontece por acaso.
No Sábado passado, conheci uma amiga de uma amiga. Lanchamos deliciosamente na Rita Fangueira, em Fão, os seus famosos travesseiros de ovos moles, que se não são divinos, são filhos dele. É sempre inevitável contarmos as nossas histórias, falarmos do que fazemos e algo mais sobre a nossa Vida. E, eis que não quando, lhe perguntei se não conhecia uma amiga minha cuja filha tinha tido uma desordem de plaquetas. Aferimos que provavelmente não.
Passados 3 dias, estávamos ao telefone pois esta nova amiga estava no hospital onde as análises ao sangue demonstravam uma desordem nas plaquetas, nos glóbulos brancos e na hemoglobina. Fizemos a leitura do seu significado (segundo o código da Leitura Corporal) em relação às plaquetas e à hemoglobina. Rapidamente foi identificada a situação e a resposta do corpo foi imediata. Um arrepio. No dia seguinte teve alta pela normalização dos valores. Os glóbulos brancos continuavam sintomáticos. Coincidência? Talvez. Não para mim.
Uma das lições mais importantes que aprendi nos estudos que desenvolvo é que a DOENÇA (que passei a chamar de Manifestação ou Sintoma) é o corpo a maturar.
Não é por acaso,
não é porque me saiu na rifa,
não é porque tenho azar,
não é porque sou vítima do que quer que seja,
não é porque Deus não existe,
ou porque o Sócrates não tem um plano XPTO de saúde,
ou porque tomei o remédio A,
ou porque comi grelos,
ou porque caí de bicicleta,
ou porque é castigo,
ou porque,
ou porque,
ou porque,
ou what ever.
O corpo trabalha muitíssimo (mais concretamente a tiróide) para ACCIONAR a estrutura física capaz de trazer "SAÚDE" a todo o sistema e escolhe o caminho mais curto para isso. Assim, o orgão acometido não é o mais frágil, o mais "coitadinho", é sim o mais forte. E é porque eu sou forte que "ADOEÇO", porque quero evoluir, porque quero cumprir o meu propósito.
Então o que é isto do projecto evolutivo, da Vida espiritual, do desenvolvimento psíquico ou mental?
Se aceito que vivo porque EU ESCOLHI um determinado percurso evolutivo, um determinado processo de desenvolvimento, se eu me afasto desse projecto, o corpo somatiza esse desvio, como um aviso, uma sinalização para que eu conquiste o que previamente escolhi. Mais, quanto mais eu me desvio ou urgente é para mim alterar o comportamento desviante, maior é a intensidade do sintoma (desde um cortezinho a um Cancro). As boas notícias são que tanto o corpo conhece o caminho do sintoma como conhece o caminho funcional da saúde.
É apaixonante perceber o corpo com essa sabedoria inquestionável. Na sua magnitude ordenada, cuidadora, amorosa, musical, criadora, significante, compreensiva, sistematizadora, harmoniosa, sustentadora, valorosa. Um Presente.
Hoje é 6ª feira, o capítulo tem o número 9, ambos sinais com relação directa à Saúde. Curioso não é?
boa noite e bom fim-de-semana. até já.****
Música: 2046 - Main Team, Shigeru Umebayashi