"o caminho menos percorrido", mente e subconsciente
O método do espontâneo, da primeira coisa que nos vem à cabeça, "é sempre do coração". Praticar, praticar, praticar esta técnica facilita a organização das nossas emoções, a aceitação si, a auto-priorização, a inclusão na própria historia. É a base para a expressão clara e para o direito de viver em abundância. A porta para o subconsciente.
No capítulo "o milagre do subconsciente", S. Peck, escreve que convida os seus clientes a "dizerem o que quer que seja que lhes venha à mente, mesmo que pareça disparatado ou insignificante. Esta qualidade aparentemente estranha ... é característica da matéria do subconsciente e da sua forma de apresentação à mente consciente".
Acrescenta que Jung acredita "na sabedoria do subconsciente como auto-conhecimento e auto-revelação" e que "o repúdio dos sentimentos, a repressão de emoções indesejáveis à mente consciente, lapsos verbais, os chamados comportamentos ou lapsos freudianos, são a fada madrinha a esforçar-se imenso para nos fazer honestos, para contar tal e qual é: honestidade, verdade, realidade". Aqui reside o desvio à saúde: quando por crenças, status, pertença a determinado grupo, ou outra qualquer situação, não nos permitirmos agir de acordo com o nosso sentir. Quando o nosso pensar não dá espaço para determinadas emoções ou sentimentos.
Define o desenvolvimento espiritual como sendo "o trabalho contínuo de ajustar progressivamente o conceito consciente que temos de nós próprios à realidade".
Reconhece o subconsciente colectivo de Jung como sendo o conhecimento herdado "da experiência dos nossos antepassados sem termos tido a experiência pessoal". Segundo a LC estas habilidades estão nos glomérulos, nas células renais e podemos activá-las quando quisermos. Para isso atendámos à nossa curiosidade.
SP, vê a mente que "por vezes pretende acreditar que os milagres não existem, e é, em si, um milagre, tecnologia de ponta".
Eu acrescento que "a mente sente e o corpo pensa". O nosso corpo é em si um milagre, apto e pronto para o nosso processo de crescimento. Para isso basta ACREDITAR, e não assustar as nossas hormonas com o não posso, não consigo, não sou capaz. O único NÃO aceite é "não quero": provei, não gostei, não quero mais.
"Simples assim".
uma semana majestosa****