sobre mim - capítulo 16, arte


O projecto MANUAL de REIKI I levou-me a Madrid por 2 pares de dias. Foi intensa a vivência de mergulhar, associar e somar informação. Simplesmente estou viciada nas actualizações. A informação de base que aprendi no REIKI há uns 8 anos terminou no primeiro manual de REIKI I da "de substância". Estou super feliz com o resultado.

Um dos dias assumi o meu papel de princesa e visitei o Palácio Real, único, sumptuoso, deslumbrante. Iniciei o trajecto com o audio-guia na farmácia real. Prateleiras abraçavam cristais assinados com as chancelas reais e a sala da alquimia ainda alberga os instrumentos necessários para a transformação dos elementos.

Entrando pelas escadas largas de mármore de fácil subida o percurso único e muito bem organizado, dá-se uma sucessão de salões e salas e espaços. Chãos trabalhados ou cobertos de tapetes majestosos, mesas esfíngicas e relógios originais. Céus pintados com frescos míticos, paredes luxuriosamente belas, espelhos ricamente decorados, lustres brilhantes. Quatro leões amparam os tronos recebendo ainda na actualidade cerimónias oficiais. 

Deliciei-me com a sala decorada por Gasparini e com a sala11 revestida de porcelana.


Depois de tão soberbo olhar visitei a exposição temporária "Polónia - Tesouros e Colecções Artísticas".

Fiquei sem respiração quando me deparei com o que vim a descobrir ser Rembrandt. Os meus olhos viajaram com autonomia própria. Pararam e observaram colados a tamanha representação. Como que se viajasse no olhar profundo, nas delicadas mãos pousadas da menina, de um realismo indescritível.

Maravilhada continuei, ainda não refeita da alteração vivida.

Na sala seguinte e última pude vislumbrar demoradamente o Da Vinci "A Senhora e o Armarinho". Simplesmente fiquei estupefacta numa alucinação emocionante. Foi como se me projectasse para um lugar em que a BELEZA É. Privilégio. Agradeço o que senti.

A ARTE. Que transpira e conspira, que impregna o olhar, que desperta sensações, que confirma que a emoção verdadeiramente sentida pelo seu autor é eternizada na sua obra.

Desejo que todos os seres se possam fascinar todos os dias no eloquente cotidiano (forma actualizada pela auto-referência: todos os dias do meu ano, através de ti, sinto o meu coração).

"A VIDA É BELA". Uma semana com arte****

*imagens da net