Autoconhecimento de corpo e alma


Na visão da Leitura Corporal, filosofia que estabelece as relações entre corpo fisico/corpo emocional, o ser humano é uma unidade multidimensional. No plano existencial cada ser humano escolhe a sua trajetória de evolução cuja aplicação na matéria constitui o autoconhecimento: experiências que enriquecem e geram aprendizagem sobre si mesmo. 

O corpo físico é o veículo de expressão do Ser na matéria. É também designado por corpo somático, pois é através dele que se manifestam as instâncias ou níveis de consciência mais subtis (corpo celestial, corpo austral, corpo causal, corpo mental, corpo emocional, corpo entérico). 

Na busca da autenticidade, o corpo, oráculo sábio e inquestionável, sinaliza ou assume sintomas sempre que existem desvios a esse processo evolutivo, entre o que se sente e pensa, e a ação que representa esses sentires e pensamentos. Na pulsação da vida e experiências vividas, os sintomas são a cura, a proposta da retomada do caminho pessoal de crescimento e expansão, o voltar para si, o regresso a casa. 

Assim, viver é conhecer-se , é aprimorar o ato da escolha, experimentar-se, praticar-se, descobrir o que satisfaz, “preferir-se” (Nereida Fontes Vilela , 2015). 

Susana Sarmento, março 2016
Texto adaptado e inspirado nas aulas e apostilas do Curso Básico da Leitura Corporal