Emocionalidade e Relacionamentos


Segundo a Leitura Corporal, filosofia que estabelece as relações entre corpo fisico/corpo emocional, ao falar sobre Emocionalidade, incontornavelmente falamos do coração. 

Esta dimensão do ser humano é regida pelo timo, glândula de representação do 4º Centro de Força (Centro Estimulador da Emocionalização, da Amorização, da Harmonização das Relações Humanas e da Socialização dos Impulsos Internos). Assim, na linguagem do 4º Centro de Força, todo indivíduo é emocional, condição garantida pelo timo. 

A função do coração é organizar as emoções e sua expressão afetiva. Assim ter um coração saudável está diretamente relacionado ao grau de direito, autorização e permissão para experimentar, demonstrar e vivenciar a emocionalidade e assim desenvolver e enriquecer a afetuosidade. “Estar afetado” é praticar com liberdade a expressão e representação das emoções. 

Somos seres divinos, filhos triunfantes da Vida, descendentes da cosmologia sagrada. Nesta instância, todas as qualidades emocionais são de extrema importância: Amor, Raiva, Inveja, Tristeza, Alegria, são geradoras intensas e inquestionáveis, que legitimamente aproveitadas sustentam o processo de construção e expansão da identidade na existência. São impulsos naturais que ao revelar-se traduzem fielmente a verdade interior de cada ser, que informam a cada instante, sobre os sentires e pensamentos genuínos. 

A proposta será reverenciar com a mesma nobreza todo esse universo de emoções? Reconhecer que nascem todas da mesma fonte, da mesma fonte de onde jorra o puro amor? 

Amar-se, aceitar-se e afetar-se por inteiro cria a maravilhosa disponibilidade para receber dentro de si o outro em toda a sua inteireza. Uma base segura para viver relações de verdade, afinidade, carinho e ternura, entrega, entendimento profundo, cumplicidade e respeito. 

No fortalecimento da identidade de cada ser, reside a essência dos relacionamentos que estimulam e potenciam a expansão dos pares, círculos e universos. 

A nomeação, conhecimento e aprendizagem com os afetos é a origem da sociedade unânime, da realização do sonho: a vivência de “Somos todos UM”. 

Susana Sarmento, abril 2016
Texto adaptado e inspirado nas aulas e apostilas do Curso Básico da Leitura Corporal