Criatividade, Experienciação e Pessoalidade, newsletter maio 2016


A Leitura Corporal, filosofia que estabelece as relações entre corpo fisico/corpo emocional, associa criatividade à habilidade para experimentar. 

Criatividade é explorar, é “praticar a inventividade e do improviso, a experimentação do inusitado, o aprimoramento das habilidades e dos talentos pessoais, a aplicação e o desenvolvimento da capacidade criativa”. A proposta é exercer presença para que cada experimento seja uma experienciação, isto é, transformar todas as experiências ou experimentos em auto-conhecimento. 

Experienciação é sentir na pele, no próprio corpo, a maneira particular e individual de passar por uma experiência. É vivenviar, é experimentar. 

Pessoalidade é a forma única de representar em si um determinado estímulo, cada nuance, especificidade, variação, aspeto, das emoções, sentimentos, vontades, desejos capazes de conceituação; o significado pessoal de algo que conceitualmente é coletivo. A expressão do jeito próprio é a pessoalidade, fruto da experienciação. 

Desenvolver criatividade é assumir o direito e liberdade para experimentar. Sair do mundo binário do preto e branco e abrir-se para a infinidade de possibilidades. É aproveitar cada experiência, valorizar a base para a construção do novo, re-arranjar, actualizar para uma condição mais ideal no momento presente, conviver com o dom da mutabilidade. 

“Exercer criatividade é exercer a habilidade de deixar acontecer e de descobrir na situação, mesmo que caótica, a origem da forma mais sábia e harmoniosa…Não existem escolhas certas ou erradas, mas insistimos que se movam, não porque a escolha é certa, mas porque haverá mais para descobrir, mais da vida para experimentar, mais de vocês para ser expresso, mais de vocês para amar.” JC 

Criatividade é a oportunidade do autocrescimento. E no instante seguinte “a experiência de expressão e materialização daquilo que é próprio e verdadeiro na identidade e na individualidade.” 

Susana Sarmento, maio 2016
Texto adaptado e inspirado nas aulas e apostilas da Leitura Corporal