O Caminho da Intuição e a Coluna Cervical


Segundo a Leitura Corporal, que estabelece as relações entre corpo físico e emocional, “o caminho da intuição é um facilitador para a vida” (Nereida Fontes Vilela). 

O percurso da intuição pelas vértebras cervicais. 

A intuição é activada no rim, código que sustenta o acervo de sabedorias, habilidades e aptidões da espécie. É a base de raízes poderosas, que se conectam com a ancestralidade, com tudo o que foi vivido e experimentado em qualquer tempo do tempo anterior (que significa que, no tempo cronológico, pode dizer respeito a um tempo passado ou futuro). A memória de elefante. 
Os glomérulos (unidades funcionais dos rins) são portais, guardam memórias, geram e agem em nome da intuição, da inspiração, do poder telepático, da extra sensorialidade, do entendimento e da compreensão.

A C7 é a vértebra da vontade de ser, de evoluir de viver, portal da sabedoria. 
Na C6, a vontade, sonhos e viagens ficam conscientes. É a etapa em que a intuição entra em contacto com os mestres, principalmente o interno. 
Na C5, a intuição é assumida como característica interna, tão parte e presente como qualquer outra qualidade. 
Chegada à C4, o convívio com a intuição é natural como com qualquer outro afecto, é tão importante quanto outros sentimentos, razões, pensamentos. 
Na C3 a intuição é motor de concretização, actualiza e materializa segundo os sentimentos, vontades e desejos presentes; a intuição é um guia do coração. 
Na C2 a intuição é um senso de percepção, o sensor do corpo desenvolvido, o oráculo seguro e consequentemente é um orientador de conduta. 
E na C1, a intuição é a expressão legítima da fé. 
A grande atividade é despertar que intuição, intenção, curiosidade, funções, habilidades, competências, já estão em cada ser. 

Ascender tem inicio no acordar para assim explorar, descobrir, dar permissão e assumir que felicidade, luz, escolher, ficar, abandonar é inerente ao ser humano. 
E, poeticamente, o mesmo lugar que garante as condições básicas de sobrevivência é o mesmo que garante viver com fluidez, amorosidade, compreensão e sabedoria. 

Susana Sarmento 
Texto adaptado e inspirado nas aulas e apostilas da Leitura Corporal