Poder Pessoal na Leitura Corporal


O poder pessoal, por definição, é algo individual, da pessoa e expressa-se através da aplicação dos talentos e inteligências próprias. E, cada um possui uma forma única, exclusiva e especial de expressar aquilo que é humano. Assim, desenvolver o poder pessoal é descobrir, praticar e colocar ao serviço de si e do universo os potenciais na sua forma individualizada. 

Segundo a Leitura Corporal, filosofia cuja tradução dos sintomas físicos estabelece relação com o corpo emocional, são incontáveis as instâncias de inteligências disponíveis para aplicar e desenvolver. Como por exemplo, a inteligência concreta, a objetiva, a lógica racional, a sensorial, a emocional, a da sensibilidade, a dos modelos abrangentes, a de correlacionar e associar, a intuitiva, a capacidade de captar e emitir sinais, a pontual, a de síntese, a criativa, a de reprodução, a motora e fisiológica, e assim por diante. Bem como, são infinitas as formas únicas, exclusivas e geniais de aplicar, traduzir e vivenciar essas inteligências.

De acordo com os princípios da Leitura Corporal: 
1. “Todo o SER é potenciado com todas as capacidades e aptidões que um único SER e em qualquer tempo possa ter descoberto e aplicado”, isto significa que: 
- em essência cada indivíduo é 100% auto-sustentável; 
- pré-existem ou são inerentes todas as inteligências e disposição para sua aplicabilidade; 
- não existe distinção na dotação, utilização e aplicação desses recursos entre os seres da mesma espécie; 
- as inteligências somam-se para que o SER possa encontra em si e naquilo em que se envolve, caminhos para a sua aplicação; 
- frequentemente, 80% das habilidades são mantidas em estado de latência quando comparadas com a intensidade dos talentos com as quais foi formatado, isto é, o indivíduo usa ainda uma pequena parte das inteligências que o constitui.

2. “Todo o indivíduo é GENIAL quando encontra uma linguagem que lhe faça sentido ou que melhor o represente”, isto é, a condição necessária para estimular a pesquisa, a utilização e prática das inteligências inatas é encontrar o lugar de conforto, a linguagem afim, circular num ambiente que consiga entender o mesmo idioma;

3. “O ser humano é MUTANTE”. A natureza humana pressupõe modificação a cada experiência ou conhecimento integrado. A curiosidade é o pilar que conduz à alteração de interesses e formas de relação, quer consigo, quer com o outro ao longo da VIDA. A repetitividade ou a fixação de jeitos, maneiras e intensidades leva à estagnação, ao condicionamento, à limitação. A mutabilidade é o caminho para a expansão. 
Tudo o que parece impotência, em determinado momento, é referência para a auto-localização no momento seguinte. Tudo aquilo que ainda não se conhece é instrumento para a curiosidade. 
A Vida provém cada indivíduo com todos os potenciais necessários à passagem da condição de Sobre Vida para Vida Abundante. Todo o SER, por instinto, é capaz de sobreviver, e por curiosidade e auto-qualificação é responsável por viver. 
Em conclusão, desenvolver o poder pessoal é desenvolver a auto-qualificação que pode ser aplicada a qualquer departamento da existência: saúde, educação, formação do corpo, desenvolvimento do psiquismo e do mediunismo, etc. 
“Simples assim.” 

Susana Sarmento 
texto adaptado das aulas de Leitura Corporal, Outubro 2016