Relações Harmoniosas e o Sistema Respiratório (1/4)


A Leitura Corporal é a filosofia que relaciona o corpo físico com o corpo emocional, isto é, é literalmente um dicionário que associa as manifestações físicas, vulgo doenças, ao universo interno. Isto significa que os sintomas físicos são a revelação dos desvios entre a forma, qualidade, intensidade do sentir e sua representação, nomeadamente a nomeação. 

Assim, segundo este código, o sistema que tem como função principal contribuir para o processo de desenvolvimento, aprofundamento e harmonização das relações humanas, é o respiratório. A sua atividade associa-se à pele que é responsável por processar as trocas e desenvolver a habilidade do convívio. 
Nesse sentido e sendo as relações, consigo e com o externo, um dos temas que mais suscita atenção e investigação humanas, importa conhecer o sistema respiratório mais profundamente e compreender qual a proposta do aumento significativo das suas manifestações na atualidade. Assim, este é o primeiro de 4 artigos sobre este assunto. 

O sistema respiratório é composto pelo seguinte e complexo agrupamento de estruturas físicas: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões, que de acordo com o ponto de vista da energia, concilia uma ampla diversidade de atributos. Dessa forma, embora seja coordenado pelo 4º Centro de Força, Centro de Força da Emocionalidade, recebe estímulos do 1º: Centro da Força da Sobrevivência, do 2º: Centro de Força da Organizaçao das Relações Interpessoais Primárias e da Sexualidade e do 3º: Centro de Força da Identidade e da Individualidade. 
Em relação ao nariz (representante do 1º Centro de Força), a sua missão é organizar e concretizar os impulsos de envolvimento, troca e participação do indivíduo na relação consigo e com o externo, refletindo os seus valores morais e emocionais. Nesse sentido, participa em conjunto com outras estruturas corporais, na adequação e adaptação do indivíduo às condições ambientais e sociais, tais como a sociabilização, a construção do convívio, a integração, o desenvolvimento e ampliação das relações. 

Por conseguinte, a boa saúde do seu nariz depende do desenvolvimento do olfato. Como tal, este mês propomos-lhe descobrir novos odores, buscar cheiros que satisfazem, investigar fragâncias que criam sensações de bem-estar e prazer. Perceba os efeitos nas suas relações e envie-nos o feedback da sua experiência para desubstancia@gmail.com

Até já. 

Susana Sarmento
texto adaptado das apostilhas de Leitura Corporal, novembro 2016