Relações Harmoniosas e o Sistema Respiratório: Faringe, Laringe e Traqueia (2/4)


No seguimento do artigo anterior e com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a harmonia das relações e a sua conexão como sistema respiratório, neste mês viajamos na árvore respiratória pela faringe, laringe e traqueia.

No que respeita à faringe, esta é coordenada pelo 2º Centro de Força e no processo de troca mobiliza a capacidade de sonhar, projetar e caracterizar as qualidades de partilha e convivência que o indivíduo deseja. Nesta perspetiva, ela movimenta a energia da sexualidade, isto é, gera as intenções que conduzem ao prazer e à satisfação no envolvimento, contacto e troca. Isto significa que, a faringe pré-sente o que vai acontecer no encontro quando ele acontecer, tendo um papel muito especial na materialização dos sonhos. Assim, “a faringe aciona a construção do convívio ideal para si e para o outro, experiência em que é possível o trânsito livre do prazer do contacto e da troca, possibilitando exercer a autenticidade”.

À laringe, representante do 3º Centro de Força, cabe a missão de adequação, posicionamento apresentação e integração da pessoalidade às propostas de envolvimento, vida social e partilhadas expectadas pelo próprio indivíduo. Assim, é considerada o Centro de Filtragem e Organização da Ação Conveniente. Nesse sentido, responde pela realização dos propósitos pessoais, promovendo a participação e estimulação da presença do indivíduo nas propostas, experiências e atividades que assumem as formas de satisfação, realização e expressão dessas intenções e ideais pessoais.

Em relação à traqueia, estrutura corporal que responde ao 4º Centro de Força, a sua função permite o reconhecimento e aceitação das necessidades internas de troca, envolvimento, partilha e convivência. Assim, possibilita assumir e expressar os tipos de relações que se necessita ter e o que se pretende construir e vivenciar. Por este facto, facilita o contacto com o interesse real, intenção e intensidade de cada troca, propiciando a expressão sincera consigo e com o outro. Para tal, reativa a noção de família e proporciona o encontro entre indivíduos afins, com o fim de atrair o que completa, satisfaz, realiza e prazenteira.

Assim, o convite deste mês é pesquisar sobre as suas relações. O que lhe proporcionam? Correspondem aos seus desejos e idealizações? E, dotado dessa clareza formular as suas intenções para a construção das relações e encontros cada vez mais amorosos e harmoniosos entre os seres humanos e por conseguinte de outras espécies.

Aguardamos o seu feedback para desubstância@gmail.com.

Apresentando os votos de festas felizes para si e ecofamília, continuamos no próximo com o 3º artigo desta série relativo aos brônquios, bronquíolos e pulmões. 

Susana Sarmento
texto adaptado das apostilhas de Leitura Corporal, Dezembro 2016