Sexualidade e Prazer


No contexto da Leitura Corporal, filosofia que se dedica ao estudo da relação entre corpo físico e corpo emocional, a sexualidade e prazer estão associados ao 2º Centro de Força**: centro do desenvolvimento das relações interpessoais primárias e da sexualidade. 
Este é o centro localiza-se na altura da 4º vértebra sacral e é responsável pela organização da saúde e funcionalidade dos órgãos genitais, de reprodução, mucosas, articulações e sangue.

As 4 funções principais do 2º centro são: 

1. Relação saúde e prazer 
Neste âmbito a saúde está associada à experiência do prazer, isto é, à descoberta e auto-promoção do que satisfaz. A auto-satisfação depende do amor próprio, da disponibilidade para priorizar-se e atender-se, de reconhecer e aproveitar os movimentos pessoais. 
O Prazer é um direito autoral. 

2. Atração e sedução 
Esta função consiste em potencializar a prática da atração, da sedução, da admiração, do convite à aproximação e da disponibilização para aproximar. 
Praticamos regular e intensamente esta atividade diariamente, ainda que de forma inconsciente, como atrair uma pessoa simpática para me atender no supermercado, o melhor arquiteto para fazer o projeto da minha casa, o terapeuta mais adequado para facilitar o meu processo pessoal, trânsito fluído, um lugar fácil para estacionar, e assim por diante.
O caminho mais curto para a concretização deste objetivo é ampliar em mim as qualidades que desejo atrair fora, isto é, ser a experiência do desejo, como forma de promover no outro ou no externo o desejo sobre mim. 

3º Complementaridade 
Este centro apresenta-nos ao outro para criar e construir formas de estar com outro. A complementaridade estimula o desenvolvimento da relação com o externo. 
A noção de complementaridade implica que o indivíduo ocupe o seu lugar, papel, função de valor, assuma o seu grau de importância, no mínimo equivalente ao que confere ao outro, dentro de cada relação que estabelece. 
Esta etapa consiste em promover situações de vida e experiências que possam criar convites ao externo, ofertas pessoais ao outro sem que haja qualquer situação de subserviência, submissão, compreensão excessiva, subjugação ou dependência para manter a parceria.
4. Continuidade 
O 2º centro de força bombeia os impulsos para que haja o sentido de continuidade e o fazer pela continuidade, em que o foco principal é o próprio. 
Dar continuidade a um projeto, ideia, propósito evolutivo, negócio, escrever um texto, preparar um almoço, é contribuir para a saúde. E, nalgumas situações de vida, a única condição de garantir essa continuidade é distinguir-se, diferenciar-se, separar-se do outro/externo. 

Assim, se deseja investir na sua saúde, se tem sinais ou sintomas, vulgo doença, no aparelho reprodutor, nas articulações, sangue ou mucosas, o convite antes de tudo é investir no prazer pessoal. 

Susana Sarmento, Setembro de 2016
texto inspirado na Leitura Corporal e Auto-referência