Relações Harmoniosas e Sistema Respiratório: brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões (3/4)


No contexto da Leitura Corporal, filosofia que estabelece a relação entre corpo físico e corpo emocional, e na continuidade dos dois artigos anteriores relativos ao desenvolvimento das relações harmoniosas e sistema respiratório, este mês ocupa-se dos brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Estas estruturas físicas são coordenadas pelo 4º Centro de Força, o Centro de Força da Emocionalidade. 

No que diz respeito aos brônquios, no plano sensorial, estes “trabalham com a vibração da perceção real e autêntica, sem a projeção”. Isto significa que cabe aos brônquios a criação e organização de formas diferenciadas em cada relação e em cada momento. Desta forma, exercita-se a autenticidade consigo e com o outro desenvolvendo a estabilidade nas trocas afetivas. Assim, “mobilizam os impulsos que permitem ao indivíduo perceber e definir quais os verdadeiros sentimentos e emoções gerados dentro de si em relação a tudo aquilo com o que estabelece troca e convivência”. 

Relativamente aos bronquíolos, a sua função fundamental é promover a perceção e reconhecimento do que se sente e do que é percebido como sensação externa para que haja coerência no processo de troca. Assim sendo, processam a capacidade de evolução do contacto. 

Neste contexto, o conjunto dos brônquios e bronquíolos, promove o desejo do diálogo franco e define a verdade no processo de organização das relações. 

No que concerne aos alvéolos, estes apreciam e qualificam a troca realizada. Desta forma, permitem “sentir a qualidade e valor da troca efetiva para que se avalie e aprove, aceite ou se recuse a continuidade do contacto duma troca que foi iniciada pelas mucosas do nariz”. 

Em relação aos pulmões e no plano sensível, estes têm as seguintes denominações: 
  • Centro Energético do Movimento de Realização da Troca: respondem pela vivência da complementaridade nas relações; 
  • Centro das Trocas Energéticas de Afeto: desenvolvem a troca afetiva de forma que o resultado seja a alegria, o preenchimento, o relaxamento, a completude e a satisfação; 
  • Centro da Solidão, o “Sol de Adão”: ocupam-se da capacidade do indivíduo viver a experiência de estar à vontade consigo. 
Em resumo, no processo evolutivo das relações harmoniosas, o estímulo que mais gera saúde aos brônquios, bronquíolos e pulmões é o sentimento de aceitação e amor por si e consequentemente a aceitação e amor pelo outro. Assim, a qualidade das trocas alimenta o ambiente e o ambiente alimenta o indivíduo. 

No próximo artigo finalizamos este ciclo de 4, com o tema da respiração. Até lá, desejamos um ótimo começo de ano e aguardamos os vossos feedbacks em desubstancia@gmail.com

Susana Sarmento
texto adaptado das apostilhas de Leitura Corporal, Janeiro 2017