Criação, Criatividade e Curiosidade

A Leitura Corporal é a filosofia que relaciona os sintomas físicos com os sintomas emocionais. 
Este mês partilho os conceitos de Criação, Criatividade e Curiosidade.

Nesta visão, a Criação está relacionada com a sensibilidade produtiva, área da inteligência que facilita a utilização dos sentires. Desta forma, gera permissão para as construções internas quer de projetos, imagens, intenções e sonhos, quer para o seu nascimento através da ação. Assim, consiste na atividade do pensar, do intencionar, do elaborar e organizar planos, propósitos e depois no realizar. Nesse sentido, é um campo de vivência da lógica emocional, das habilidades sensoriais e da manifestação da vida psíquica, da linguagem metafórica e da promoção de sensações. 
No que respeita à Criatividade, esta é entendida como a disponibilidade e a liberdade para a experimentação. A prática da Criatividade permite a exploração dos ambientes e situações, isto é, a promoção da inventividade e da inovação. 

O alimento da Criatividade é a Curiosidade, que por sua vez é a base da vontade de aprender, conhecer e estimular o desejo pela pesquisa. É a partir dela que o indivíduo se sente atraído pelos temas, vivências e define a sua participação no Mundo. Desta forma, promove o desenvolvimento consciente de todas as nossas inteligências: motora, fisiológica, pontual, sintética, emocional, sensorial, intuitiva, concreta, objetiva, lógica, da reprodução…
Em resumo, estimular a Curiosidade permite desenvolver a aplicação dos seus potenciais e talentos e é de especial relevância o equilíbrio entre a prática da Criação e da Criatividade.
Susana Sarmento
Texto adaptado doa Cursos Básico e Interpretação do Desenho Infantil da Leitura Corporal, Maio 2017