A Teoria dos Corpos e os Níveis de Consciência

A curiosidade sobre a constituição do Corpo Humano e sua relação com a emocionalidade, comportamentos e estados vividos, tem sido um assunto primordial de investigação nas diversas culturas e áreas do Conhecimento ao longo dos tempos. São inúmeros os estudos sobre a funcionalidade do Corpo Físico e as ideias sobre a sua ligação com a matéria designada por subtil, quando o SER é considerado como uma Unidade.

No mesmo sentido, a Leitura Corporal encerra e desenvolve uma visão do Ser Humano composto por elementos orgânicos e campos vibracionais percebidos para além da matéria. Este universo multidimensional e complexo vibra em diversas frequências que se relacionam entre si sob a coordenação de uma entidade maior: o SER. Assim, hoje apresento a estrutura dessa Teoria.

O Ser é composto por sete Corpos: o Celestial, o Austral, o Causal, o Mental, o Emocional, o Entérico e o Físico. Relativamente aos Corpos Celestial, Astral e Causal, estes representam a porção espiritual do Ser, vibram em frequências elevadas, e são independentes da Consciência, isto é, constituem o Inconsciente ou a Macro Consciência. No que respeita aos Corpos Mental, Emocional e Etérico, estes permitem a experiência na Matéria do Ser, pulsam em vibrações cada vez mais densas, e configuram a Consciência-Consciente. E, o Corpo Físico ou Corpo Somático, que se formata através da soma de todos os outros Corpos, é o instrumento de experimentação na matéria que regista toda a história vivida e assimilada antes, durante e após o nascimento, e permite a ampliação da consciência. Desta forma, os movimentos dos Corpos Subtis que se expressam, formatam e sustentam a Vida na matéria, o Corpo físico, permitem a evolução do SER (ver Autoconhecimento de Corpo e Alma, artigo de Março de 2016). Por conseguinte, esta organização extremamente inteligente, rege-se por igualdade de importância e valor funcional. Neste contexto, cada Corpo faz-se representar por estruturas corporais particulares, assume um significado próprio e funções específicas nutridoras da Vida. Estes,coexistem, interagem e manifestam-se através da espiritualidade, razão, emoção e sensibilidade.

Concluindo, quanto mais aprimorada for, isto é consciente, a expressão na matéria das vibrações subtis, mais saudável e harmoniosa será a nossa Existência Humana, isto é, “o processo de conscientização evolui através do desenvolvimento da habilidade de sentir os impulsos das vibrações registadas no Corpo Físico”. 

Em preparação do retorno em Setembro, aguardo o vosso feedback em desubstância@gmail.com. 

Susana Sarmento
texto adaptado da formação do Curso Básico da Leitura Corporal, Agosto 2017