Comunicação, Socialização e Osso Esterno

Na visão da Leitura Corporal, filosofia que descodifica a relação entre o Corpo Físico e o Corpo Emocional, o Osso da Comunicação é o Osso Esterno. Assim, este tem como função principal o desenvolvimento da socialização, que significa, mostrar-se, posicionar-se, fazer-se manifesto e adequado para a vida no coletivo, colocar-se recetivo à expressão do outro, tornar-se sócio, isto é, parte de uma associação. Neste sentido possibilita a evolução das relações humanas, uma vez que expressa a auto-aceitação e permite a experimentação da afinidade.

Neste contexto, é no Osso Esterno que cada um de nós elabora a Expressão, a Auto-imagem e o finaliza o Autoposicionamento.
Relativamente à Expressão, é neste osso que cada um define o que quer expressar e as formas próprias de manifestação, através da captação dos impulsos do abdómen.
No que diz respeito à Auto-imagem, é aqui que acontece a constituição da Imagem do que em verdade se é e da revelação de si, cuja composição é alimentada pela projeção de si, pela recriação a partir da imagem do outro e pela programação de posturas e condutas. Partindo do princípio de que cada indivíduo é diferente a cada momento e em relação ao Autoposicionamento, neste lugar são organizadas as relações sustentadas na liberdade de ser como se é, de agir segundo o desejo pessoal e de priorizar-se.
Em conclusão, o Osso Esterno tem o propósito de estruturar e organizar “o processo de comunicação, socialização e formas de transformar os impulsos, emoções e sentimentos em expressão.”
Susana Sarmento
Texto adaptado do Curso Básico da Leitura Corporal, Junho 2017