Os Princípios da Leitura Corporal

A filosofia da Leitura Corporal, nasceu com Nereida Fontes Vilela, há cerca de 29 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Neste contexto, todos os aspetos da nossa vida quotidiana nascem a partir de impulsos de energia que brotam de uma instância profunda e sensível do nosso Ser. Assim, a forma como experimentamos essas pulsões no dia-a-dia, define, qualifica e sustenta a funcionalidade do nosso corpo físico. Nesse sentido, a Leitura Corporal constitui um complexo e completo dicionário, com um código próprio, que estabelece ligações entre os sintomas físicos e ao plano da emocionalidade, cujo objetivo é a compreensão dos sinais do corpo e o restabelecimento dos patamares de saúde.

Os pilares orientadores deste pensamento são três.
O primeiro é que cada um de nós encerra em potência todas as capacidades e aptidões Humanas, que em qualquer tempo foram descobertas e aplicadas.

Neste sentido, todas as inteligências preexistem, bem como é inerente a disposição para a sua utilização. Assim, existem um sem número de inteligências, como a motora, fisiológica, sensorial, sensível, psíquica, intuitiva, criativa, pontual, assertiva, da representação, da reprodução, da associação, etc. Segundo esta forma de Pensamento, no percurso da sua existência, cada um de nós é convidado a descobrir em si e naquilo em que se envolve, esses talentos e encontrar caminhos para a sua aplicação. Desta forma, somos 100% autossustentáveis em essência, ainda que 80% de nós, permaneça em latência quando comparado com a intensidade das habilidades com as quais nascemos.
O segundo princípio é que todos somos geniais, quando encontramos a linguagem que nos faz sentido ou melhor nos representa. Assim, é especialmente relevante pesquisar, encontrar e praticar os recursos próprios, encontrar e estabelecer novos lugares de conforto; e circular em ambientes com linguagem afim, isto é, que entendam mesmo idioma.
E, o terceiro pilar é que todo o ser humano é mutante. Isto significa que, é da natureza humana modificar-se a cada experiência ou conhecimento incorporado, e assim, alterar interesses, condições de relacionar-se consigo e com o Mundo. A repetibilidade e fixação de intensidades, formatos, jeitos, maneiras conduzem à estagnação da Vida.
Por conseguinte, a proposta da Leitura Corporal promove a autopreservação, a auto-qualificação e a auto-superação, permitindo a passagem de uma Sobre-Vida para uma Vida Abundante.
Desejo um ótimo Verão, e aguardo os vossos feedback no sítio do costume: desubstancia@gmail.com
Susana Sarmento
Texto adaptado dos Cursos Básico da Leitura Corporal, Julho 2017